História do Grenal

Todas as estatísticas, análises, números sobre os Grenais e conteúdo por completo deste site consideram os dados do primeiro Grenal (realizado em 1909), ao último Grenal disputado em 06/03/2016 (Grenal 409) pelo Campeonato Brasileiro Série A.

História do Grenal

O Grenal é o nome dado ao jogo de futebol brasileiro disputado pelos times do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e o Sport Club Internacional. Ambos os times são da cidade de Porto Alegre no estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Grêmio e Inter são os maiores times do estado e por isto, praticamente todas as pessoas ou torcem para o Tricolor (apelido para o Grêmio) ou para o Colorado (apelido do Internacional), constituindo então certamente o maior senão um dos maiores clássicos futebolísticos do Brasil.

A palavra Grenal surgiu em 1926 pelo jornalista Ivo dos Santos Martins. GRE representando o GRÊmio e NAL representando o InternacioNAL. Vê-se muito a palavra Grenal sendo escrito também como: Gre-Nal, GreNal, GRENAL entre outros, o que é indiferente pois todas retratam a união dos dos times em um confronto de futebol.

Já ocorreram confrontos na história dos 2 times por diferentes competições. No início o Grêmio liderava em absoluto as estatísticas do Clássico, talvez por ser um time fundado primeiro que o Inter e por consequência ter mais experiência e entrosamento. Apenas no Grenal 89 realizado em 1945 (Inter 4 x 2 Grêmio), que o Internacional superou o número de vitórias no confronto e até os dias atuais ainda não foi superado.

O fato é, que a disputa e rivalidade é tão grande no Rio Grande do Sul entre Grêmio e Internacional, que ambos os times e torcida disputam em tudo. Quem tem o estádio mais bonito, quem tem a maior torcida, quem tem mais títulos, quem é melhor, e assim por diante. No Rio Grande do Sul praticamente todos bebês nascem já com influência da família se será Tricolor ou Colorado. Fato que se resolve fácil se o casal torce para apenas um dos times ou, vira uma grenalização entre o pai e a mãe para definir se o filho torcerá para os Azuis (Grêmio) ou Vermelhos (Inter).

Chamada para o jogo do Grenal 001 divulgado em 1909. Clique para ver em detalhes como foi este Grenal.